terça-feira, 16 de junho de 2015

Especial Shakespeare: Romeu & Julieta - Dia 20/06





Romeu e Julieta é um clássico da literatura universal e vem encantando o público por inúmeras gerações. Trata-se de uma tragédia que desperta em nós emoções profundas. O amor em Romeu e Julieta é visto como um sentimento desenfreado, instintivo e acima das razões humanas. Como os protagonistas da peça são adolescentes de quatorze anos, as cenas trazem de volta à nossa memória a primeira paixão juvenil.

Quem não se lembra das primeiras dores de amores que sentiu na juventude? O amor não correspondido, a separação, a ansiedade na espera de um telefonema ou de uma carta, o coração palpitando, a apatia e inapetência que uma paixão voraz pode causar.     

Romeu e Julieta foi escrito entre os anos de 1591 e 1593, e ambientado na cidade de Verona (Itália), no período renascentista. A peça aborda ainda outros temas polêmicos como a rigidez das convenções sociais, a luta desmedida pelo poder, a intolerância e a hipocrisia social. O amor que os adolescentes sentem um pelo outro é destruído por fatores externos ligados à falta de humanidade dos pais do jovem casal.

 
Romeu, um jovem Montecchio, aparece na primeira cena apaixonado por outra jovem, Rosaline. Seu amor é extremamente exagerado e o abatimento do rapaz faz com que seus amigos o incentivem a ir ao baile de máscaras oferecido pelos Capuletos. Uma vez que Romeu estiver mascarado, ninguém saberá que ele é filho do Montecchio, inimigo número 1 da família Capuleto.   

A princípio, Romeu comparece à festa na esperança de encontrar Rosaline, e não Julieta. Mas quando coloca os olhos em Julieta, percebe que sua paixão por Rosaline era efêmera, e se apaixona de forma mais devastadora ainda por Julieta.

Essa facilidade com que Romeu esquece Rosaline e logo a substitui ao ver Julieta, nos faz perceber certa frivolidade e superficialidade nos sentimentos do rapaz. Na verdade, essas paixões arrebatadoras são características da juventude, quando estamos mais propensos a nos deixarmos encantar pela ilusão do amor.     
 
No próximo sábado, dia 20/06, estarei dando seguimento ao Shakespeare Festival, que desenvolvi para os estudantes de inglês da Wizard. O evento é aberto público e gratuito, e esperamos que todos venham se encantar - e também se surpreender - com os bastidores dessa  história clássica. Será que você realmente conhece as motivações do casal mais famoso da literatura inglesa? Venha conferir! :)
 
 
SHAKESPEARE FESTIVAL
Apresentação: Tamara Ramos
Interpretação da obra + filme do Franco Zefirelli
Data: 20/06/15
Horário: Das 14:00 às 17:00
Local: Wizard Pompeia, em Santos/SP
 

0 comentários: