domingo, 5 de abril de 2015

Entrevista para o site RDTPop!

 
Entrevista concedida a Karol Rabelo para o site RDTPop, dia 02 de abril de 2015
 
 
Oi pessoal!!
Bom, nos últimos dois posts vocês conferiram duas resenhas de livros da escritora Tamara Ramos, então achei que seria legal apresentar mais um pouquinho dela para vocês.
Mandei uma mensagem pra ela e claro, como ela é uma fofa, ela concordou! Sendo assim, lhes apresento Tamara Ramos!
tamara
 
RDTPop: Oi Tamara, é muito bom ter você aqui no RDTPop! Seja bem vinda! Eu sei que essa é uma pergunta clichê mas… Conte-nos um pouco sobre quem é Tamara Ramos.

Tamara: Oi Karol! É muito bom participar do RDTPop, fico sempre feliz quando sou convidada a compartilhar minhas novidades com vocês!
Se eu tivesse que definir a mim mesma em poucas palavras diria que sou uma “estudiosa apaixonada e compulsiva”! A literatura é apenas consequência da minha paixão pelo conhecimento. Passei muitos anos estudando a psicanálise de forma autodidata e esse estudo gerou 2 livros: “UM TANGO PARA ALICE” e “UM NEURÓTICO NO DIVÔ. Fui para a Europa tentando conhecer melhor outras culturas e dessa experiência nasceu “IRINA BLOOM”. Passei muito tempo estudando a poesia de Fernando Pessoa, Pablo Neruda e Olavo Bilac, e esse estudo me levou a produzir “VIDA FORASTEIRA”, minha primeira Antologia Poética. Acho que a literatura foi a maneira que encontrei de organizar meu pensamento e arquivar todas as coisas que aprendi, e ainda aprendo, com a vida.
 
RDPPop: Quando você percebeu que queria ser escritora?
 
Tamara: Eu sempre fui muito interessada em leitura. Comecei a ler e a escrever aos 4 anos de idade, muito antes do período de alfabetização escolar. Aos 8 anos comecei a produzir algumas histórias em quadrinhos que eu mesma ilustrava, mas acho que o desejo de me tornar escritora apareceu só lá pelos 15 anos, quando tive uma professora de português que se encantou pelas minhas redações. Essa professora guardava toda a minha produção juvenil e me trazia livros fantásticos para ler, como a obra de Olavo Bilac. Ela dizia que eu tinha talento para a escrita e me estimulou muito a continuar escrevendo. Acho que os professores deveriam estimular e elogiar mais seus alunos quando percebem alguma vocação especial. O incentivo de um professor pode, literalmente, modificar para melhor a vida do aluno.
Minha primeira produção literária se deu na poesia, entre os 15 e os 16 anos. No início eu tentava imitar os poetas que admirava, e só aos poucos comecei a produzir algo mais pessoal. A poesia me ajudou muito a atravessar o difícil período da adolescência, e servia praticamente como uma autoterapia. Se eu tinha algum problema ou desconforto pessoal, eu desabafava em verso! Esse processo ajudou a manter a minha autoestima.
 
RDTPop: Nós já tivemos o prazer de resenhar aqui no site o livro Fiona e o Jardim Secreto e Um Neurótico no Divã. Você pode nos contar um pouco sobre seus outros livros?
 
Tamara: Minha obra impressa está esgotada no momento, mas eu disponibilizei todos os meus livros em e-book pela Amazon. Além do “Neurótico”, da “Alice” e da “Fiona”, ainda lancei um ensaio sobre a arte moderna chamado “Cabeça de Artista”, e um livro de autoajuda sobre a vida do rei Salomão, “O herdeiro da casa de Davi”.

Cabeça de Artista nasceu de uma viagem que fiz a Europa em 2013. Estive na Suíça, em Paris e em Lisboa e fiquei um pouco decepcionada com o mundo moderno depois de transitar por essas belas cidades. Passei um mês viajando, conhecendo cada cantinho desses países, interagindo com as pessoas e lendo muito. Em Lisboa passei 3 dias na casa de um casal intelectual e lá descobri os ensaios geniais de George Steiner, o que me inspirou muito. Nos últimos dias da viagem fiz algo que ninguém entendeu muito bem: me tranquei na biblioteca desse casal e li tudo o que encontrei sobre política, economia e sociologia para entender a Europa de uma forma mais abrangente, e não apenas como turista. Quando voltei ao Brasil minha cabeça estava fervendo. Fui à livraria e comprei vários livros teóricos sobre cultura como “A Civilização do Espetáculo”, do Llosa e “Notas para a definição de cultura”, do T.S. Eliot. Esse estudo todo me levou a escrever “Cabeça de Artista”, e o livro fez um sucesso enorme quando foi lançado. Eu cheguei tão angustiada da Europa que lancei a primeira versão da obra em PDF, com envio gratuito para quem quisesse ler! Teve cobertura da mídia e o retorno foi incrível. Agora lancei uma versão estendida e revisada pela Amazon, em e-book. E ele continua tendo muita procura!
 
Já o livro sobre Salomão nasceu da minha própria busca espiritual. Esse é um livro bastante autobiográfico onde falo sobre a minha trajetória pelos caminhos da fé. Eu passei 3 anos estudando a vida do Rei Salomão, e acho que essa obra é um dos livros mais completos que há sobre ele aqui no Brasil. Também está disponível em e-book pela Amazon.
 
RDTPop: Qual deles você diria que é o seu preferido?
 
Tamara: Essa é uma pergunta impossível de responder! Todos os meus livros são igualmente importantes para mim, pois eles nasceram de experiências muito pessoais. Cada um deles retrata um momento muito específico.
A escrita é um processo de amadurecimento, um diário que te acompanha durante a jornada da vida. Há pessoas que colecionam diários, eu coleciono livros.
 
 
RDTPop: Você é a idealizadora de um projeto muito legal chamado Autores Artistas, (que eu particularmente, como psicopedagoga, sempre que posso faço uma visita), quer nos contar um pouco sobre isso? De onde surgiu a ideia?
 
Tamara: O Autores Artistas é atualmente a minha grande paixão! A carreira de escritora me permitiu ter um contato muito próximo com as escolas, as faculdades e os estudantes de modo geral. Toda vez que eu publico um livro, lanço uma turnê por esses meios acadêmicos, onde dou palestras, entrevistas e workshops. E essa experiência me mostrou que os estudantes brasileiros estão totalmente ignorantes sobre cultura geral. Uma vez, durante uma palestra, citei o nome de Pablo Picasso. O silêncio foi geral. Ninguém da plateia conhecia o Picasso! Fiquei muito surpresa e intrigada com aquilo e comecei a fazer alguns testes. Incluí outros grandes nomes da arte como Renoir, Frida Kahlo, Portinari ou Rembrandt, e o resultado foi o mesmo. Comecei então a sentir urgência em fazer algo para transformar essa situação, mas não sabia por onde começar.
 
Além de ser artista, sou filha de artista. Meu pai é pintor e cresci rodeada por muitos livros de arte, e sei o quanto isso pode modificar a vida das pessoas. Uma pessoa que não conhece nada sobre arte apresenta uma visão muito limitada da vida. O desconhecimento da arte gera entropia psíquica e alienação, preconceitos, visão tacanha e falta de perspectiva. Conhecer e experimentar a arte é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas capacidades humanas. Mesmo gênios matemáticos, como Einsten, são apaixonados por arte, pois sabem que assim como a matemática, a arte desenvolve a criatividade, ensina a simetria, e te dá ferramentas para a abstração.
 
Portanto, eu precisava fazer alguma coisa para estimular o interesse das crianças e dos adolescentes pela arte, e foi por isso que fui buscar especializações internacionais. Encontrei na metodologia dos maiores museus do mundo as ferramentas para ensinar arte dentro dos parâmetros curriculares educacionais do século 21, e o Autores Artistas é fruto desse estudo.
 
O Autores Artistas foi inspirado pela metodologia de ensino da arte do MOMA (Museu de Arte Moderna de NY), do TATE (Londres), da National Gallery (Londres), do Museu Van Gogh (Amsterdã) e do Louvre (Paris). E agora toda essa metodologia está disponibilizada gratuitamente no site do projeto, e os professores podem acessar tudo livremente!
 
 
RDTPop: Você está trabalhando em algum livro no momento?
 
Tamara: Tenho mais 4 livros inéditos para lançar, mas ainda não há previsão de quando eles estarão à venda. Escrevi um novo romance em 2014, que tem como tema a dificuldade do artista de se sustentar por meio da arte. É um livro forte, curto como o Neurótico e muito reflexivo, inspirado pela literatura austríaca, como a do autor Peter Handke.
Há também um livro didático contendo toda a metodologia do Autores Artistas, e mais dois livros infantis.
Atualmente, estou aprendendo meu terceiro idioma, o holandês, e isso tem me levado a estudar a vida, as técnicas e a motivação dos poliglotas. Talvez eu escreva um livro sobre o assunto mais tarde.
 
RDTPop: De onde você tira as suas inspirações pra escrever?
 
Tamara: Sempre, sempre, sempre das experiências vividas, reais ou psíquicas. Toda a minha obra tenta responder alguma pergunta pessoal minha. Tiro inspiração das viagens, dos livros que leio, da arte, das pessoas, da história e da geografia. Absolutamente tudo me inspira. O estilista da Chanel, Karl Lagerfeld (que é um dos maiores gênios vivos, na minha opinião), diz o seguinte: – “Pessoas entediadas são pessoas entediantes! O tédio é filho da estupidez.”
Eu nunca fico entediada, pois sempre estou profundamente interessada em alguma coisa, seja num idioma, numa história, numa obra de arte, numa cultura, numa metodologia de ensino, num filme ou num livro. Gostaria de verdade que o dia tivesse 48 horas, e não 24. E tem mais, detesto os fins de semana! Gosto de trabalhar e não entendo aquele povo que compartilha bobagens no facebook como “Amo dormir” e “Odeio a segunda-feira”.
 
 
RDTPop: Se você não fosse escritora, trabalharia com o que?
 
Tamara: Certamente, como educadora. Aliás, sou professora de inglês e levo essa profissão extremamente a sério. Preparo aulas, estudo antes de entrar em sala e adoro compartilhar conhecimento. O mais legal de ser professor é saber que somos nós quem mais aprendemos. Os alunos não percebem isso, mas eu sou a maior aprendiz dentro da sala de aula.
 
 
RDTPop: Que dica você pode dar para o pessoal que está entrando no mundo literário agora?
 
Tamara: O mundo literário está passando por uma revolução radical e minha dica é a seguinte: seja seu próprio editor. Essa semana houve uma reunião fantástica dos músicos para o lançamento do aplicativo TIDAL (um aplicativo que possui mais de 25 milhões de músicas). Artistas de peso como Madonna, JZ e Rihanna se uniram para ter de volta o poder sobre a própria criação musical, não dependendo mais do mercado fonográfico. Essa é uma tendência mundial e na literatura já temos essa possibilidade com o Kindle e o Clube de Autores, que tirou dos artistas a dependência do mercado editorial, sempre tão concorrido e desigual. Quem está começando a carreira literária agora deve estudar muito sobre empreendedorismo e marketing pessoal, pois o sucesso está totalmente em nossas mãos!
 
 
RDTPop: Quer deixar algum recado para seus fãs?
 
Tamara: Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de estar aqui e convido a todos a visitar o site Autores Artistas (http://www.autoresartistas.com/). Para ter livre acesso ao conteúdo é preciso cadastrar uma senha, mas é absolutamente gratuito!
 
 
RDTPop: A gente agradece muito você ter tirado esse tempinho para conversar com a gente. Um grande abraço Tamara!
 
Uau… certo? A Tamara é uma daquelas artistas completas, uma pessoa maravilhosa e completamente dedicada à suas paixões, e isso é incrível!
O site que ela cita na entrevista, o Autores Artistas, é realmente um projeto muito bom, eu vou la sempre que tenho um tempinho, acho que vocês deveriam conhecer.

0 comentários: