quinta-feira, 14 de novembro de 2013

APRENDENDO A EMPREENDER

 
 
Durante todo o ano de 2013 dei palestras em universidades, escolas e empresas, tendo falado diretamente para mais de mil e quinhentas pessoas. Em todos os lugares que passo sinto que há uma vontade genuína de crescimento, mas falta uma visão mais aberta e consciente sobre o sucesso. Quando criticamos personalidades que estão num patamar acima do nosso do ponto de vista profissional, cometemos profunda autossabotagem.
 
Logo no início da palestra apresento frases e fotografias de gente famosa que causam polêmica. A Madonna, por exemplo, é a celebridade que causa o maior número de rejeição. O fato do público rejeitar a Madonna diz muito sobre a nossa sociedade. A rainha do pop é criticada e odiada inconscientemente porque faz no palco o que o mundo inteiro faz escondido! Sexo e sexualidade ainda são assuntos tabus, o que deveria nos causar estranhamento em pleno século XXI. Madonna chegou em Nova York ainda jovem com apenas 17 dólares no bolso e uma vontade fenomenal de conquistar o mundo. E venceu. Além de cantora e dançarina, Madonna é escritora, produtora, estilista e compositora, obtendo um sucesso estrondoso em tudo o que põe a mão. Só isso já seria motivo de muito respeito e interesse, pois afinal, uma pessoa bem sucedida do calibre da Madonna deveria ser estudada de perto. Madonna é um fenômeno tão grande que ainda hoje, após trinta anos de carreira, está no topo da lista dos artistas que mais faturaram no mundo.  
 
Infelizmente o preconceito grita mais alto e as pessoas resistem duramente ao sucesso e à personalidade da Madonna. Outras celebridades também causam esse tipo de reação como Freddy Mercury, Pablo Picasso e Coco Chanel.  
 
Para se ter sucesso na carreira, seja ela qual for, é necessário ter espírito empreendedor, dinamismo, ousadia, coragem e talento para inovar. Todas as dicas que precisamos para ter sucesso na carreira podem ser encontradas nas biografias de grandes vencedores e de empresários bem sucedidos ao longo da História. A palestra O SEGREDO DO SUCESSO dá um chacoalhão no público e tira todo mundo da zona de conforto. Para crescer em nossa área de atuação, precisamos nos despir de preconceitos, perder o medo de se destacar na multidão e ousar coisas novas impensadas antes de nós.
 
Investir na aparência, na qualidade de nosso produto e no nosso conhecimento,  são pontos fundamentais para quem quer se dar bem no mercado de trabalho. Não existe nada que seja impossível. Como dizia o Walt Disney, "se você pode sonhar, você pode fazer". Portanto, fica a dica para os jovens empreendedores cheios de projetos e de sonhos maiores: eliminem todo tipo de preconceito contra as pessoas bem sucedidas e tente aprender com elas. Certamente isso o levará a um crescimento exponencial.

0 comentários: