sexta-feira, 19 de abril de 2013

PREPARATIVOS PARA O SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO DE GENEBRA - 2013




Agora falta realmente pouco para o início do 27° Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra que ocorrerá entre os dias 01 e 05 de maio na Suíça. Pela primeira vez estarei expondo minha obra em solo estrangeiro e estou muito feliz com a novidade!
 
Mas para quem pensa que atingir um grande objetivo é coisa fácil...vai ficar surpreso com o tamanho da luta. Em janeiro surgiu o convite do Varal do Brasil para que eu levasse meu livro UM NEURÓTICO NO DIVÃ para a Suíça. Num impulso irracional (e olhando agora vejo que fui mesmo irracional), aceitei. Vejam bem, eu não tinha um único real sobrando na carteira, nem mesmo para um cineminha no sábado, então como foi que aceitei um convite de viagem internacional que seria tudo pago por minha conta? FÉ, CERTEZA e DETERMINAÇÃO.
 
Eu realmente não sabia como iria fazer para levantar o dinheiro para a viagem, mas havia um profundo desejo dentro de mim de dar esse passo mais largo. Por esse motivo, no dia seguinte ao recebimento do convite, comecei a imaginar de que forma eu poderia  conseguir um patrocínio ou uma ajuda generosa...Pois eu tive ambos!
 
Primeiro levantei todas as possibilidades de editais nacionais, federais e estaduais disponíveis no mercado. Com a ajuda de uma amiga querida, Eugênia, comecei a trabalhar dia e noite na execução de um projeto bem formulado que fosse bom não somente para mim, mas para as pessoas que poderiam me apoiar.
 
O problema é que eu teria  que pagar a inscrição 2 meses antes de qualquer resultado. E eu também não tinha esse dinheiro. Mas arranjei, e paguei na certeza de que todo o mais daria certo. Os dois primeiro editais que me inscrevi, foram negados. Minha ansiedade e  angústia começaram a aumentar de forma terrível. Comecei a ficar sem dormir. Ver meus livros em Genebra era tudo o que me importava, mas como eu faria?
 
Então a maré começou a mudar. Ganhei o edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura onde concorri com o Brasil inteiro. O dinheiro não era muito, mas já dava para comprar os livros, pagar o hotel e sobrar algum para comer... ;) Mas eu ainda não tinha dinheiro para pagar a passagem.  Mais uma noite sem dormir. Montei um novo projeto e apresentei para a Faculdade  Doctum, onde me formei, e pedi a eles que me dessem a passagem em troca de oficinas de escrita criativa para os alunos da rede.  Eles aceitaram!
 
Genebra começou a ser uma possibilidade  real, mas o dinheiro ainda não estava na minha conta. Enquanto isso, as editoras da FIONA e de UM TANGO PARA ALICE (Modo Editora e Oitava Rima) começaram a preparar os livros para que desse tempo de todos eles embarcarem comigo. Comecei a receber textos  revisados para conferir, arte de capa para aprovar, bonecas, releases, orçamentos e muita pressão para que tudo ficasse pronto em tempo recorde. Mais algumas noites sem dormir, estressada, cansada e ansiosa.
 
Mas uma feira como Genebra merece super produção... então começou os contatos com os fornecedores dos materiais de divulgação: banners, canecas, almofadas, cartões e cartazes...
 
Foram exatamente quatro meses de muita, mas mesmo muita luta, para que esse sonho viesse a se realizar. E aqui é importante citar novamente o poder da lei da atração. Quando o desejo está focado, e as ações se harmonizam em uma única direção, o sonho se realiza. E teve também muitas orações, porque sem elas o desânimo nos abate, e a vontade de desistir sabota toda a programação.
 
Essa é uma história com final feliz. Semana que vem estarei rumando para Genebra onde estarei em contato com os maiores escritores do mundo. Estarei representando oficialmente o Brasil com o suporte do Ministério  da Cultura, o que só isso, já é uma grande honra!
      
Quem acompanhar o blog a partir da semana que vem, vai estar por dentro de todas as notícias direto de Genebra! Quem  vai viajar comigo?
    

3 comentários:

patriciacalhau1@gmail.com disse...

Texto maravilhoso!!! Sua luta foi vencida. Parabens!! bjss

Sonia disse...

Parabéns!!!!.... Boa viagem!!!.... Eu vou viajar com você!!!!....



Tamara Ramos disse...

Obrigada! Vamos todos para Genebra! Bjs