segunda-feira, 8 de abril de 2013

LIVROS QUE MUDARAM A MINHA VIDA 9 - Edição especial Mesa de Cabeceira

 
 
Todo mundo tem aquela lista secreta de livros especiais que adora reler, não é mesmo? Pois eu tenho a minha e vou abrir agora para vocês. Para fazer essa postagem decidi que falaria sobre os primeiros 6 livros que me viessem à cabeça de imediato. É claro que há muitos outros na minha lista e sou uma leitora que vive relendo livros, mas os que lembrei primeiro e causaram um forte impacto em mim são esses:
 
1) O Amante de Lady Chatterley (D.H. Lawrence);
2) Istambul (Orhan Pamuk);
3) O Leitor (Bernard Schlink);
4) Budapeste (Chico Buarque);
5) Quando Nietzsche Chorou (Irvin D. Yalom);
6) Lipstick Jungle (Candace  Bushnell).
 
Chico Buarque é um dos meus autores nacionais preferidos, e  Budapeste literalmente me tirou o sono quando o li pela primeira vez. Chico construiu um texto tão dinâmico que temos a impressão de estarmos numa montanha russa de letras!  Budapeste é simplesmente extraordinário e já li umas 4 vezes.
 
O livro O LEITOR, de Schlink, foi outro que mexeu profundamente comigo. Extremamente poético e cinematográfico, a construção do texto dá imagens fortíssimas ao leitor e chega a causar s ensações físicas, como vontade de chorar e aperto no peito. É tão impactante que acabou mesmo por virar filme. Leitura imperdível aos amantes de um bom texto.
 
O autor Irvin D. Yalom é um caso à parte na minha lista. Simplesmente amo todos os livros dele. Mas Quando Nietzsche Chorou é realmente uma obra prima! Se não leu ainda, corre na livraria e leia!
 
A escritora Candace Bushnell é outra mulher que adoro! O primeiro sucesso estelar de Candace foi Sex and the City, que virou o seriado de  tv e depois o filme. Mas meu livro predileto dela é Lipstick Jungle (Selva de Batom), pois é uma obra bastante adulta que  retrata com muita inteligência a vida conturbada e os desafios das mulheres de negócios modernas. Amo esse livro e ele está agora mesmo na minha mesinha de cabeceira à espera de releitura!
 
Orham Pamuk é um autor turco super premiado que eu também gosto muito. Istambul é um livro/biografia maravilhoso que transporta o leitor para uma Turquia antiga, tradicionalista e cheia de segredos. Lindo! 
 
Já a obra de Lawrence, O AMANTE DE LADY CHATTERLEY eu recomendo com muito entusiasmo! Eita livro bom! Aqui vamos conhecer a história de um triângulo amoroso complexo onde a paixão pela vida e a fidelidade ao instinto  falam mais alto. Amo esse livro e fico impressionada de ver a sensibilidade e genialidade do autor na construção dos diálogos entre os personagens. Esse livro foi proibido quando lançado e é considerado um clássico da literatura erótica. Mas pra  gente que vive na época dos cinquenta tons de cinza, chega a ser engraçado  saber que Lady Chatterley era um ícone do erotismo. Imperdível! 
   


0 comentários: