domingo, 31 de março de 2013

LIVROS QUE MUDARAM A MINHA VIDA 5


 
 
Chris Riddell nasceu em 1962, na África do Sul. No ano seguinte, voltou com a família para Inglaterra, onde passou toda a sua infância. Desde muito cedo, Chris demonstrou uma tendência especial para as artes, fato que foi muito encorajado pela mãe.
Ao longo da sua carreira como ilustrador, recebeu vários prémios, entre os quais o Nestlé Smarties 2002, o Book Prize Silver Award, entre outros. 
 
Riddell é artista gráfico. Já ilustrou vários livros para crianças e é cartunista dos jornais britânicos The Guardian e The Observer. Entre os diversos prêmios que ganhou, está o da Unesco de ilustração.
 
Um dos livros de Riddell me ensinou muito sobre contar história para crianças. "Something Else" ou Outra Coisa, é um livro sobre a beleza da diferença. O personagem  principal não consegue se encaixar no grupo por ser muito diferente dos demais, e sofre com isso. Nesse processo de tentativa de aceitação, o personagem  tenta parecer com os outros e esquece de ser ele mesmo. Uma linda história inteligente que me mostrou a importância da perspicácia nos contos infantis. Foi com Riddell que aprendi a contar histórias infantis sem chavões e pieguices. As crianças são muito mais espertas do que imaginamos! 
 
No Brasil, alguns de seus livros foram publicados pela Editora Galera Record, como a Coleção Otolina, por exemplo, que  vale a pena conferir! 
 

0 comentários: