sábado, 30 de março de 2013

LIVROS QUE MUDARAM A MINHA VIDA 4




Gabriel José García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927) é um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive actualmente no México.
 
Apaixonei-me por García Marquez no período da faculdade. A primeira obra que li foi Cem Anos de Solidão, e fiquei tão espantada que pensei: como posso ter a ousadia de querer ser escritora se já há Gabriel García Marquez no mundo?
 
A história de Macondo, uma cidade fictícia que Gabriel descreve desde a sua fundação até a sétima geração de seus habitantes, é de tirar o fôlego. O leitor tem que estar  muito atento porque a maioria dos personagens tem o mesmo nome, e são tantos personagens que você pode ficar perdido.  Mas uma vez resolvido o problema do quem é quem, você será capaz de mergulhar numa trama absolutamente fascinante capaz de despertar emoções profundas nos leitores mais sensíveis. Dei muita gargalhada lendo Cem Anos de  Solidão, mas também deixei escapar muitas lágrimas furtivas no avançar da leitura. É muito tocante observar o destino das famílias de Macondo e inevitável fazer a comparação com a história de nossas próprias gerações.
 
Cem Anos de Solidão também carrega o mérito de incluir fenômenos surrealistas e realismo fantástico na obra, sendo o primeiro a  celebrar esse gênero na literatura latina. Os personagens beiram  a alucinação e alguns deles podem  até mesmo flutuar rumo ao céu.
 
Outra obra fanstástica de Gabriel é o livro Memória de Minhas Putas Tristes.  Nesse livro curto e direto,  o autor colombiano conta a história de um homem de oitenta anos que tem o sonho de possuir uma garota virgem de quinze. Narrativa espetacular que gera no leitor identificação e envolvimento emocional com o personagem polêmico.
 
Para quem prefere assistir as adaptações literárias no cinema, pode optar pelo DVD O Amor nos Tempos do Cólera.  Baseado  na obra homônima do autor, esse filme simplesmente MARAVILHOSO, traz Javier Barden no papel principal e a nossa  estrela maior, Fernanda Montenegro, como atriz  coadjuvante.

0 comentários: