quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2012













 
 
Nesses últimos dias do ano tenho feito um balanço sobre 2012. Um ano nunca é feito apenas de bons momentos, assim como também acontece com nossas vidas. Mas no meu balanço geral, creio que estou saindo com muitos créditos desse ano que está quase chegando ao fim.

Em 2012 me dediquei totalmente à carreira literária, e esse mergulho no mundo dos livros me rendeu muitas alegrias e também muitos medos, ansiedade e angústias. Quem larga tudo para seguir uma carreira artística enfrenta muitos desafios, mas também muita felicidade. Para começar recebi o Prêmio Anchieta Arte & Cultura pela obra "Um Neurótico no Divã". O Neurótico foi publicado em junho e está fazendo o maior sucesso entre os leitores! O melhor momento do Neurótico foi a crítica maravilhosa que ele recebeu da Dra. Carmem Dametto, a maior psiquiatra e psicanalista do país. Ela possui vários livros sobre psicose, neurose e doenças mentais que serviram como um guia no processo de escrita do Neurótico. Fiquei feliz da vida quando ela me enviou um e-mail me parabenizando pela obra e dizendo que todos os psiquiatras brasileiros deveriam lê-lo! Quanta honra! :)

O Neurótico também permitiu que eu fizesse algumas viagens e vários lançamentos de divulgação foram feitos em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Com platéias sempre cheias, esse livro foi lido por muita gente e gerou bastante polêmica e reflexão por todos os lugares que passou.

Esse ano recebi em casa a minha querida amiga e escritora portuguesa Helena Magalhães. Helena e eu também viajamos bastante fazendo oficinas de escrita com professores e alunos da rede de ensino particular. Por todos os lugares que passamos fomos recebidas com muita festa e entusiasmo!

Em 2012 também vi outro sonho ser realizado na minha carreira literária. A Editora Modo analisou e aprovou a publicação de "Fiona e o Jardim Secreto", e em setembro assinamos o contrato para sua publicação. A parceria com a Modo está sendo maravilhosa e gostaria que todas as editoras nacionais tivessem o cuidado e o carinho com os autores da mesma forma que eles têm. A Modo é formada por uma equipe de profissionais realmente focados em produzir os melhores resultados no campo da literatura nacional. Sinto-me muito apoiada, prestigiada e respeitada por todos, o que me faz agradecer diariamente pelos 3 anos de espera que esse livro aguardou para ser editado. Nenhuma editora o aprovou antes por um motivo simples: Fiona tinha que sair pela Modo! :)

Fiona e o Jardim Secreto já está arrebentando na blogosfera e publico aqui os links de algumas matérias lindas que já estão sendo divulgadas por aí:


http://minha-prateleira.blogspot.com.br/2012/12/fiona-e-o-jardim-secreto-tamara-ramos.html
http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2012/12/fiona-e-o-jardim-secreto-tamara-ramos.html

http://afantasista.blogspot.com.br/2012/12/fiona-e-o-jardim-secreto-uma-fabula.html

http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19866

Esse site fez uma entrevista comigo! http://achoquecresci.blogspot.com.br/2012/11/TamaraRamos.html

http://www.daimaginacaoaescrita.com/2012/12/divulgando-fiona-e-o-jardim-secreto.html

Para 2013 tenho planos ainda maiores! Não vejo a hora de abrir uma champagne à meia-noite para receber o próximo ano que certeamente trará ainda mais alegrias e motivos para comemorações.
Também gostaria de agradecer a todos os leitores do blog, pois esse ano ele foi mais uma vez indicado ao TOP BLOG e já está quase atingindo a marca dos 40.000 acessos!! Obrigada! :) 
 
FELIZ  NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE EMOÇÕES PARA TODOS VOCÊS!

  

0 comentários: