sexta-feira, 13 de julho de 2012

TAMERINA: O SEGREDO EGÍPCIO DO MEU AVÔ


Meu pai é leitor do blog e quando descobriu aqui meu interesse em reviver a paixão pela dança do ventre, enviou-me uma foto fantástica do meu avô sendo agarrado por uma dançarina egípcia numa viagem que fez ao Cairo. René Ramos (meu já falecido avô) foi diretor do Santos Futebol Clube por 25 anos, na época áurea do Pelé, e a gente brincava dizendo que ele possuía mais fotos ao lado do Pelé do que da minha avó!

Esta foto foi tirada quando ele chefiava a delegação do Santos em excursão pelos países árabes em 1973. Quando estavam no Cairo, foram a um show de dança do ventre em que se apresentava Tamerina, a moça da foto. Os jogadores do Santos mandaram tirar essa foto quando meu avô estava distraído e o Clodoaldo (tri-campeão mundial de 70 no México pela seleção brasileira e jogador do Santos junto com Pelé e outros mais), certo dia bateu na casa do meu pai e entregou um envelope para a mãe dele, a  minha avó Musa. Quando ela abriu, era essa foto. Ficou brava com o vô por isso. Era tudo gozação dos jogadores. Na foto estão também Solange Bibas, jornalista do jornal Gazeta Esportiva, atual TV Gazeta que acompanhava o Santos (o de cabelo branco), e o Dr.Luiz Yanagi, médico do Santos.
 
Eu me lembro desta foto e sempre fui encantada com ela. Estava sempre perguntando ao meu avô sobre as percepções que ele teve do Egito e ele dizia que aquilo tinha sido uma decepção, pois o deserto ficava lado a lado com a cidade! Meu avô também não teve coragem de entrar nas pirâmides porque a porta de entrada era muito baixa e ele sentiu-se claustrofóbico.
 
Esta foto me deu ainda mais vontade de escrever o livro novo. Obrigada, pai!

1 comentários:

Patricia Calhau disse...

linda foto!! seu avô era fantastico!! bj