terça-feira, 5 de junho de 2012

OUI, WE LOVE PARIS!




Na temporada que passei em São Paulo fui fisgada pela súbita paixão dos paulistanos pelos parisiences. Não sei se é a proximidade com o dia dos namorados (12 de junho) , mas parecia que todas as boas lojas que se prezam estavam fazendo a corte a Paris. Na Livraria Cultura da Av.Paulista havia uma  bancada repleta da temática francesa. Livros, filmes e cds dos mais diversos flertavam com o visitante e quase sussurravam  em seu ouvido pedindo que fossem levados para casa. A Cacau Show oferecia  viagens de lua de mel em Paris para quem degustasse os seus chocolates. A GNT exibia um programa sobre o namoro em Paris e minha prima Nathallie já estava munida de um arsenal completo sobre a moda parisience.

O quê as francesas vestem? O que pensam sobre o amor? Como se relacionam? Onde compram suas roupas? Como se maquiam? De que forma levam seu french way of life? Para responder à estas perguntas básicas tive que ler todos os livros que chegaram às minhas mãos e o contágio do amor por Paris foi inevitável.

O livro A PARISIENCE de Ines de La Fressange é o primeiro que preciso indicar ao meu leitor. Quem ainda não comprou, compre! É praticamente um guia sobre a vida e o estilo das parisiences modernas. A leitura é meio fútil e repleta de ilustrações, mas talvez por isso, represente com objetividade o espírito das francesas. O que aprendi com Ines foi:

1) Menos é definitivamente mais em Paris, por isso, se quiser ficar chiquérrima como as francesas invista em looks clássicos. Tudo nas cores preta, bege, branco, azul marinho e pequenos toques de vermelho. Nada de acessórios demais e nem mistura de cores em excesso. O que você precisa ter é simples: calça jeans escura, blazer preto ou azul marinho, camisa branca, vestido preto, óculos de sol, lenço, trench coat, uma boa bolsa grande e clássica, botas, sapatilhas e tênis all star para as caminhadas diurnas. Com apenas algumas peças básicas você está garantida, depois é só misturar os acessórios e voilá! 

2) A parisience dá muito valor à higiene e principalmente ao cuidado com os dentes. Dica de Ines de La Fressange:  limpeza dentária ao menos a cada 6 meses. 

3) Um bom perfume! Toda francesa que se preze carrega consigo um bom perfume capaz de deixar um rastro irresístivel por onde passa. Invista num perfume que combine com você e não, não precisa ser fiel. Compre quantos quiser e pode alternar os cheiros conforme seu estado de espírito.

4) Leia. A mulher francesa é culta, gosta de arte e lê Baudelaire. 

5) Maquiagem para dar a impressão de não estar usando maquiagem! A francesa não sai de casa sem estar muito bem maquiada, mas as cores que usa são neutras e dão um ar de leveza e jovialidade na face. Os cabelos também são levemente desarrumados para dar um ar cool e tentar enganar quem pensa que você não passou horas no espelho para conseguir aquele resultado. 

Os relacionamentos afetivos dos franceses também é algo que vale a pena ser estudado. Se um casal francês sai para jantar e nenhum homem flerta com a esposa do homem francês, ele se ofende (!). Parece que é de bom tom flertar em Paris. Nos jantares parisiences os casais são separados na mesa para que os homens possam interagir com outras mulheres e as mulheres com outros homens. Pode não acontecer nada demais, mas é importante que fique no ar a promessa de um possível coito! 

Para quem quiser ir mais longe no estudo do povo, da moda e da arte francesa recomendo que leiam:

a) A Parisience - de Ines de La Fressange;
b) O Evangelho de Coco Chanel - de Karen Garbo;
c) A Essência do Estilo - de Joan De Jean;
d) O que as mulheres francesas sabem - de Debra Ollivier   

0 comentários: