domingo, 22 de abril de 2012

QUEM É VOCÊ E ONDE QUER CHEGAR?


"Existe uma característica de que todos precisam para vencer: um firme propósito, ou seja, a sabedoria do que se quer e o desejo ardente de obtê-lo"

Napoleon Hill

" Não podemos nos tornar aquilo que precisamos ser se continuarmos a ser quem somos."

Max Depree


O que você sabe sobre si mesmo? A pergunta não é pegadinha! Vamos lá, pense. Quem é você e exatamente onde quer chegar? Já pensou seriamente sobre isso ou anda vivendo no automático, esperando um milagre cair do céu?

Na entrada do templo de Delphos na antiga Grécia estava escrito: Conhece-te a ti mesmo. Você tem ideia do que isso significa?

Conhecer a si mesmo é ter uma visão ampla, lúcida e uma consciência viva daquilo que representamos no mundo. Tudo o que você fala, come, acredita, faz e investe trará frutos específicos para sua vida. Isso não é discurso da nova era, auto-ajuda ou superstição, isso é ciência. Não acredita?  Então façamos um teste.

Pense na sua vida atual. Você mora na casa  que gostaria? Seu salário está bom o suficiente para você? Você pode fazer tudo o que  tem vontade ou há restrições em sua conta bancária? Você tem o casamento ou o relacionamento ideal? Está satisfeito com seu peso e aparência? Sua saúde está boa? Seu meio social reflete sua visão de mundo? Seus amigos compartilham dos seus ideais? 

Reflita de verdade. Você tem metas na sua vida?   Caso afirmativo, qual a porcentagem que atingiu de seus objetivos? Você termina aquilo que começa ou vive desistindo no meio do caminho? Você é firme em suas convicções ou  hesita por causa de dúvidas?

No início do mês recebi a notícia maravilhosa de que meus livros serão publicados. Participei de um concurso literário e tirei o segundo lugar na classificação geral. É claro que estou  feliz , grata e orgulhosa de minha vitória, mas o que me deixou ainda mais satisfeita foi perceber que eu havia conquistado uma meta dentro de um prazo pré-estabelecido. Eu havia prometido a mim mesma  que publicaria minha obra antes dos 35 anos. Eu estou com 34....  Acha que atingi  esta meta na idade certa por pura sorte ou coincidência? Pois lhe afirmo que não.  E agora preste atenção, pois vou  revelar o meu segredo! :)

A primeira dica é: trace metas! Determine um prazo para atingir seus objetivos e anote. Se não fizer isso, outros desejos vão surgir no caminho e acabarão por desviá-lo do seu foco. Pegue um papel agora mesmo. É sério! Vai lá, eu te espero...... Papel e caneta na mão? Então vamos lá. Preencha a lista abaixo sem fazer julgamento. Se seu maior sonho é fazer 1 milhão de dólares, anote! Não se trave. Não fique pensando se seu sonho é impossível ou não. Isso  realmente não importa. Apenas seja  sincero. Quando está sozinho sonhando acordado o que você vê? Bote por ordem de prioridade:

1)  O que pretendo realizar dentro de 6 meses?
2) De que forma posso atingi-lo?
3) O que estou fazendo neste momento para alcançar meu objetivo?
4) Estou procurando conselheiros que me ajudem neste propósito ou estou sozinho?
5) O que estou disposto a sacrificar para  realizar meu intento?
6) O que a  realização deste objetivo vai trazer de bom para a minha vida?

Lembre-se, você é o autor da sua vida. É o Michelangelo que fará a obra de arte da sua existência.  Se você não tiver um foco específico de quem é e de onde pretende chegar,  vai ficar patinando à sombra do acaso.

A primeira coisa que precisa fazer é definir quem você é e quem pretende ser. Você pode estar estudando ou investindo numa  nova carreira ou novos projetos. Pois bem, quem é seu espelho?  Encontre o melhor naquilo que faz ou desejaria fazer e aprenda  com ele. Eu sou completamente aficionada por biografias de gente  bem sucedida.  Li a biografia da Hillary Clinton, Coco Chanel, Pablo Picasso, Frida Kahlo, Federico Felline, Madonna, Winston Churchill, Bill Clinton, Fernando Pessoa, James Joyce,  Jaqueline Kennedy, Maria Callas, Aristóteles Onassis, Paulo Coelho, Chaplin e John Kennedy. Sou uma entusiasta dos grandes  homens e das  grandes mulheres. Aprendo com eles o tempo inteiro. Presto atenção aos mínimos detalhes e em todas as histórias de sucesso há um elemento em comum:

TODOS ELES SABIAM QUE SERIAM GRANDES, EMBORA NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO SOUBESSEM COMO.

O segredo das pessoas de sucesso é que eles acreditavam neles mesmos. Não importa o grau de dificuldades ou testes que enfrentavam, eles simplesmente seguiam adiante. Eles SABIAM QUEM ELES   ERAM.  

A biografia que mais me anima é da Coco  Chanel.  Chanel saiu de uma infância de pobreza absoluta e conquistou o topo do mundo em alto estilo. Como? Ela era autêntica, audaciosa, absorvia todas as  situações (boas e ruins) e transformava em combustível para  acelerar a sua vida. Era indomável, perfeccionista, intuitiva e focada. 

E você? Tem trabalhado com meta e  afinco para atingir seus objetivos ou anda devagar e sempre cansado? Não importa quem você é agora ou aonde você está neste exato momento. TUDO O QUE IMPORTA É QUEM VOCÊ PRETENDE SER E ONDE DESEJA CHEGAR.  E leitor, se houver alguma coisa na sua vida atual que impeça seu progresso, seja firme consigo mesmo, e corte o mal pela raiz.

Então vamos lá! É divertido e  extremamente eficaz:  faça um mapa da sua jornada. Escolha data, dê prazos a si mesmo e trace suas metas. E assim que terminar, comece a trabalhar de forma consciente para alcançá-la. Confie, acredite, vá à luta! 

Você pode encontrar nas livrarias  centenas de livros sobre lei da atração e prosperidade  que podem ajudá-lo nesta empreitada te dando estímulo, dicas preciosas  e  insights.  Eu tenho uma verdadeira biblioteca repleta de obras deste tipo na minha casa. Leio,  releio, converso sobre isso com os amigos e aplico em minha vida.

Mude  tudo aquilo que o incomoda!  JOGUE FORA O QUE TE  FAZ ANDAR PARA TRÁS! Seja um trabalho, um amigo, um relacionamento, um casamento ou até mesmo uma mente fraca cheia de peguiça, desconfiança e medo do novo. 

É por meio do primeiro passo que se percorre o caminho!  AVANTE!

0 comentários: