sexta-feira, 2 de março de 2012

SUSAN DIRGHAM E O UNIVERSO FEMININO DA SÍRIA: SOMOS TODOS IGUAIS





Susam Dirgham é uma fotógrafa e professora australiana que ensina inglês na cidade de Damasco e publica suas belíssimas fotos na internet com o intuito de aproximar o Oriente do Ocidente ou ao menos, tenta diminuir a distância entre estes dois mundos tão diferentes por meio de intercâmbio de informações e de sua proximidade com o mundo de lá.


A internet é uma grande nave que nos dá acesso ao mundo inteiro e foi navegando pela rede que a conheci. Trocamos alguns e-mails e estou sempre acompanhando o seu trabalho. Hoje de manhã Susan me enviou algumas fotos novas feitas em sua última viagem e fico sempre tão encantada com o trabalho dela que resolvi compartilhar com meu leitor.


Todos os dias lemos notícias horripilantes vindas da Síria e quase não acreditamos quando fotos de confraternização e paz chegam daqueles lados. Mas é esta Síria moderna, cheia de mulheres lindas, cultas, inteligentes e ambiciosas que estão na mira da câmera de Susan e é na igualdade de nossa condição que ela acredita.


Susan entrevista várias mulheres jovens do Oriente Médio e o discurso delas nos deixam envergonhados diante de nossa própria ignorância. A Síria é um dos países que mais desejo conhecer e por este motivo acabei me aproximando de Susan. Assim como ela também acredito que nossas diferenças limitam-se às nossas roupagens, hábitos alimentares, culturais e crenças religiosas. Mas o que há de mais essencial no ser humano é comum a todas as culturas e a todas as raças do mundo.


Gostaria de convidar o meu leitor a fazer uma viagem rápida ao Oriente Médio sem sair da cadeira. Espero que se encantem com o trabalho de Susan da mesma forma que eu me encantei.


Acessem os links abaixo e desarmem-se de todos os preconceitos. Vale a pena conferir!




0 comentários: