domingo, 29 de janeiro de 2012

O QUÊ ESTAMOS LENDO?







Qual é o livro que está indo para cama com você neste momento? Qual o autor que está sobre sua mesa de cabeceira? Está lendo alguma coisa ou não?

Quem acompanha o blog sabe que tenho verdadeira paixão pela Irlanda. Adoro a ideia de beber cerveja num pub lotado com música boa tocando alto. Adoro as bandas irlandesas, o Baileys, Oscar Wilde, Yeats e Joyce. E também adoro aquela atmosfera sombria, aquele tempo acinzentado que convida à introspecção.


Por isso podem imaginar o quanto fiquei feliz ao descobrir que a Unesco concedeu a Dublin o título de Cidade da Literatura! Mas este título não deve-se somente aos romancistas, dramaturgos e poetas do passado, mas aos jovens autores que estão levando a Irlanda para o topo da lista da boa literatura moderna.



Fiquei feliz de ver a cidade investindo alto em novas bibliotecas, editoras e incentivando a publicação dos jovens autores. Isso é algo que também precisamos fazer por aqui. Aliás, Dublin toda passou por grande reformulação e várias áreas da cidade foram colocadas nas mãos de artistas contemporâneos que criaram praças e edifícios modernos valorizando o ar cool da região.


Dublin é um bom exemplo de que podemos ter diversão sem descuidar do intelecto.

Para conhecer o trabalho que está sendo feito em Dublin clique abaixo:



No momento minha lista de leitura está assim:

Ulysses, James Joyce;

O Mal Estar na Civilização, Freud;

Inverno Russo, Kalotay;

A sombra e o mal nos contos de fada, Marie Louise Von Franz;

A Genealogia da Moral, Nietzche.


E você? O que está lendo?

0 comentários: